Emails pré e pós reserva estreitam sua relação com o cliente e tornam seu serviço mais completo. O mailing do hq pode automatizar isso para você. 


Em Propriedade > Mailing > Templates cliquem em +Novo para escrever um novo template.


Atenção para as opções de configuração


O Tipo pode ser:


  • Nova Reserva é enviado sempre que uma reserva é incluída no hq através do Mapa de Camas ou hqbookings e OTAs) e quando uma pré-reserva é confirmada


  • Nova Pré-reserva é enviado ao fazer uma nova pré-reserva


  • Pré-reserva Dispensada é enviado quando uma pré-reserva é cancelada (manual ou automaticamente)


  • Boas Vindas é enviado horas (pode ser configurado o tempo de disparo) antes do check in e o hóspede poderá realizar o check in online para todas as reservas realizadas.


  • Verificação de hospedagem é enviado horas (pode ser configurado o tempo de disparo) antes do check out exemplo de template "A data do seu check out esta chegando, caso queira ficar mais dias não esqueça de fazer uma nova reserva..."


  • Despedida é enviado após o check-out e pode ser configurado em tempo de disparo.


  • Outros não tem envio estabelecido e deve ser enviado manualmente 


O Envio automático pode ser ativado para todos os tipos de email com exceção do tipo Outros. Para ativar o envio automático marque:


  • Sim para Nova Pré-reserva, Pré-reserva Dispensada, Boas Vindas e Despedida


  • Não para Outros ou para qualquer template de email que você deseja enviar manualmente (entrando na tela da reserva e clicando no ícone de envelope  ao lado do email do hóspede)


Outros funciona bem para situações específicas, como reservas em datas especiais quando você oferece o transfer ao aeroporto com desconto.


Idioma é o idioma do template que você está escrevendo. Templates em português serão enviados aos hóspedes brasileiros, templates em espanhol serão enviados para os hóspedes com países do idioma espanhol e em inglês para todos os outros. Cadastre templates versões em ambos os idiomas.


Status é o botão de ligar/desligar do template. Mantenha ativo para ligar e inativo para desligar.


Agora é só usar o editor de texto para escrever seu template. Lembre-se que as mensagens não podem ser editadas ou personalizadas no momento do envio, elas serão enviadas exatamente como foram salvas aqui... e por isso contamos com ajuda das variáveis.


Clique no menu Variáveis do editor de texto e insira informações que variam de acordo com a reserva: nome do hóspede, check-in e out, valor total da reserva etc, utilize as variáveis no títulos dos templates também. O robô de mailing do hq vai personalizar a mensagem com os dados da reserva/hóspede para quem o email está sendo enviado.



Inserindo variáveis no título do template:


Sua reserva #booking_id foi confirmada! se transforma automaticamente em: 


Sua reserva #1234 foi confirmada! no momento do envio.

 


Inserindo variáveis no editor de texto do template:



Olá #booking_name! Sua reserva com check-in em #checkin_date está confirmada se transforma automaticamente em: 


Olá Maria! Sua reserva com check-in em 10/10/18 está confirmada no momento do envio.



Veja todos os emails enviados como na caixa de saída do seu email comum em Propriedade > Mailing > Relatório de Envios.

 

Veja os emails enviados a uma determinada reserva clicando no ícone de envelope ao lado do email do hóspede na própria tela da reserva.



Os tipos Boas Vindas, Verificação de hospedagem e Despedida pode ser ajustado o tempo para disparo do envio em horas, exemplo: